Num mundo cada vez mais digitalizado, onde o volume de compras online é cada vez maior, surge a necessidade dos negócios se adaptarem e também converterem-se à digitalização da nossa sociedade. 

Longe vão os dias em que ter uma loja online estava apenas ao alcance dos gigantes do comércio.

Hoje em dia há ferramentas que facilitam este processo de digitalização dos negócios, permitindo mesmo, os estabelecimentos comerciais mais pequenos, conseguirem competir na selva que é o comércio online.

Atualmente existem duas plataformas que se destacam em termos de popularidade como solução para este problema, sendo elas o Shopify e o WooCommerce.

Shopify é atualmente a plataforma de comércio electrónico mais conhecida no mundo inteiro e o WooCommerce é a plataforma que mais cresce (de acordo com bultiwith.com).

Escolher a plataforma de e-commerce mais adequada é uma das decisões mais importantes que um empreendedor pode tomar.
Sendo assim, qual é a melhor plataforma?

Para além da experiência que temos neste segmento, fizemos também alguma pesquisa de forma a observar o que cada plataforma tem a seu favor.

O que é o Shopify?

Shopify é uma plataforma de E-Commerce completa, que permite ao utilizador começar, expandir e gerir a sua loja online.
Com isto queremos dizer que o Shopify é completamente baseada e hospedada na nuvem, o que implica que não haja qualquer tipo de preocupação da parte do dono da loja, relativamente aos aspetos técnicos de gestão do website tais como servidor, domínio e caching.

O que é o WooCommerce?

WooCommerce é um plugin Open-Source desenvolvido para o WordPress. Visto que é open-source, existe a possibilidade de personalizar todos os aspectos da loja e adicionar extensões customizadas facilmente.

Custo   

Por razões óbvias, um dos fatores mais importantes a considerar, independentemente do estado do negócio, mas especialmente quando estamos a tentar lançar um negócio, é o custo! O custo de lançamento da plataforma não é a única coisa que importa. Há que ter em conta também possíveis custos extra que possam originar.
Shopify

Tem um conjunto de planos fixos e o plano mais básico tem o custo de cerca de 24€ mensais.

Este plano é capaz de lhe oferecer todos os básicos para começar um novo negócio. Shopify oferece planos de subscrição superiores com funcionalidades extra que poderão ser úteis dependendo do volume de negócio.

Cada plano incluí um domínio, um certificado SSL e “web posting”.  Caso necessite da utilização de add-ons third party, que a certo ponto irá precisar, estes também terão um custo acrescido que deve ser tido em conta.

O Shopify simplifica imenso a implementação de métodos de pagamento, no entanto as condições não são as mais agradáveis.  O Shopify oferece uma solução de pagamento default chamada Shopify Payments que é fornecida pelo Stripe.

No plano mais básico, para além do preço do plano mensal, o Shopify irá cobrar 2.9% + 0,25€ do valor de transação. Caso a loja queira adicionar métodos de pagamento adicionais, como por exemplo, MB Way em que será cobrada uma taxa adicional de 2%.

Quer isto dizer que numa transação de 40€, caso o cliente da sua loja online, opte por utilizar outro método de pagamento além do Shopify Payments, o Shopify irá cobrar automaticamente 4,21€ (4,9% + 0,25€)

Nota: Valores de conversão de moeda registados no dia: 21 Dez 2020. Não estão incluídas taxas bancárias. 

Shopify Payments não é válido em todos os países. Por exemplo, Portugal não faz parte da lista onde esta ferramenta é opcional. Ou seja, uma loja online de Portugal, aderente ao plano Shopify mais básico, está sempre sujeita a que lhe seja cobrado 4,9% + 30cêntimos USD (aproximadamente 25 cêntimos euros).

Pode consultar a lista de países onde é possível a utilização de Shopify Payments, aqui. https://help.shopify.com/en/manual/payments/shopify-payments/shopify-payments-requirements

WooCommerce

É open source e está disponível no WordPress, não sendo necessário qualquer tipo de adesão a planos de subscrição.

No entanto, aqui já é necessário a adição de certas extensões ou add-ons ou plugins à sua loja. 

No WooCommerce já não existe nenhum destes problemas, pois a plataforma não cobra qualquer tipo de taxa transacional (estará sempre sujeito ao valor de transações bancárias).

Na Creathing, durante o processo de criação da loja, a adição destes add-ons não terão um custo acrescido ao dono da loja, devido à nossa capacidade de customizar e adicionar funcionalidades a sua loja sem recorrer a plugins pagos.

Optando pelo WooCommerce, a solução oferecida pela Creathing seguindo esta rota, irá apenas ter custo da implementação da loja, e posteriormente, a manutenção mensal do domínio, servidor de hospedagem da loja e software de facturação.

SEO   

Shopify

Tem quase tudo o que vai precisar, no entanto, um pequeno contratempo, é o facto de o Shopify adicionar sempre slugs como “pages”, “products” nos seus URLs. Embora não seja um fator decisivo para o SEO, seria bom que estes slugs não fossem impingidos no utilizador.

WooCommerce

Depois de instalado o plugin Yoast, terá completa flexibilidade sobre tudo. Esta flexibilidade é sem dúvida um fator que pode muito bem dar-lhe vantagem sobre seus competidores no campo da Seach Engine Optimization.

Multi-Language   

Se o seu objetivo é implementar uma loja internacional com várias línguas, existe uma diferença significativa entre os dois.

Shopify requer um add-on, em que o mais utilizado custa 14,84€/mês.

WooCommerce por outro lado oferece um plugin, chamado WPML, que integra sem problemas nenhuns com WordPress. Consegue até oferecer os seus produtos em vários tipos de moeda. Possui um custo de adesão de cerca de 65€ no primeiro ano, e é renovável anualmente por cerca de 48€.

Como podemos verificar, mesmo esta funcionalidade, fica substancialmente mais em conta para lojas internacionais.

  Concluindo…

Shopify é uma plataforma muito boa, intuitiva e de fácil utilização, até para não programadores. No entanto, com o passar do tempo, consegue tornar-se uma plataforma com custos elevados de utilização.

Já o WooCommerce, embora requeira um pouco de mais dedicação para a construção da sua loja, é extremamente atrativo a nível financeiro tornando-o a solução ideal para negócios que estejam a começar.

A Creathing é capaz de implementar a sua loja online, com WooCommerce:

  • 100% personalizada ao seu modelo de negócio
  • Segura
  • Pronta a atuar
  • Com um custo único definido previamente

Criamos a sua loja, e posteriormente a única despesa com a qual tem de se preocupar é com o domínio e servidor de hospedagem. Nada de planos de subscrição mensal, nem taxas por transação por usar esta plataforma.

Sendo assim, WooCommerce é o claro vencedor para plataforma de eleição de E-Commerce.

Caso queira saber mais, não hesite em contactar-nos.

A Creathing trata-se de uma agência digital e sendo a criação de lojas online um dos serviços oferecidos, estamos disponíveis para ajudar com o sucesso do seu website.

Precisa de Ajuda?

Francisco
Francisco

Usamos Cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. Politica de Cookies

Voltar
Messenger
WhatsApp
Skype
Email
Ligamos-lhe de volta