Uma maneira sustentável de “publicitar” o seu website é através do SEO. Assim, conseguimos criar uma audiência regular, contribuindo para o sucesso deste.
Se o SEO é algo novo, dê uma vista de olhos no nosso artigo introdutório sobre este assunto.

   Porque é que o SEO é importante?

Motores de busca são utilizados por milhões de utilizadores todos os dias à procura de uma resposta/solução aos seus problemas.

Observe 3 factos interessantes acerca da realidade atual:

  • Cerca de 70% das relações B2B começam o seu processo de compra através de uma procura genérica (Search Engine Journal)
  • Cerca de 89% de compradores online, realizam pesquisa antes de fazerem grandes compras (Retailing Today)
  • Cerca de 93% das experiências online começam com um motor de busca (TechJury)

Estes 3 factos apenas servem para demonstrar a drástica mudança que ocorreu nos últimos anos sobre a forma como compramos produtos, especialmente agora, durante a pandemia provocada pelo COVID-19.

"Atualmente quase que parece impensável que quando queríamos comprar algo para casa, o que quer que fosse, tínhamos que nos deslocar a um estabelecimento local."

Geração Millenial
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O que é um motor de busca?   

Um dos motores de busca mais conhecidos em todo o mundo é o Google e isso faz com que este seja o motor de busca mais relevante para aumentar o tráfego do seu website.


O que não é propriamente comum, é a noção de que o Google é apenas um índex das páginas na Internet. O que isto significa é que, quando fazemos uma procura no Google, estamos na realidade a fazer uma pesquisa no índex deles e não na Internet. Daí o Google conseguir dar-vos os resultados da procura quase que instantaneamente.

Observação

Maioria das páginas que aparecem no Google e outros motores de busca pertencem a um nicho, que não é para aqui chamado.

O objetivo do SEO é para que o seu website seja um dos resultados que o Google oferece.

Benefícios do SEO   

1. SEO é barato comparando a anúncios pagos

SEO apenas requer investimento de tempo regular em criação de bom conteúdo e uma boa dose de paciência da sua parte. Ao conseguir aparecer no topo dos resultados de pesquisa dos motores de busca irá ver um bom crescimento de tráfego no seu website. E isto sem a necessidade de pagar por anúncios.

Conforme o conteúdo do seu website amadurece e com a criação de backlinks para as páginas do teu website, o seu website irá ganhar autoridade no tema específico.

 

2. SEO constrói uma maior credibilidade e autoridade de marca

A verdade é que a maioria das pessoas confiam no primeiro resultado que elas veem depois de inserir determinada palavra-chave em motores de busca como o Google. Ao conseguirmos esta posição na procura Google, o seu website torna-se uma marca que é confiável.

O Google filtra conteúdo baseado em guidelines bem definidas com updates regulares no seu algoritmo. Estes updates do algoritmo definem quando e onde o motor de busca mostra um determinado website no topo.

Isto faz com que os utilizadores recebam o conteúdo mais relevante à sua procura, daí os utilizadores confiarem nos primeiros resultados da procura. E também o porque destes sites demonstrarem uma credibilidade maior do que websites com classificação mais baixo.

3. O seu website precisa de estar na primeira página do Google

O seu website precisa de estar na primeira página de forma orgânica. Maior parte das pessoas nunca fazem scroll além da primeira página de resultados. Isto significa que se o seu website não está a aparecer na primeira página do google estás a perder potenciais cliques e tráfego.

Está comprovado de que ao conseguir uma posição na primeira página de resultados da procura faz com que haja maior tráfego no website.

4. Bons resultados requerem manutenção mínima no que toca a SEO e benefícios a longo termo

Quando comparado com anúncios pagos como por exemplo Google Adwords, os efeitos do SEO são duradores e não acaba subitamente tal como as campanhas publicitárias.
Claro que há técnicas que garantem bons resultados nas procuras Google, mas que pode fazer com que o seu website seja removido dos resultados da procura Google, por isso estas técnicas devem ser evitadas!
No entanto, de notar que o conteúdo do seu website deve ser atualizado e o SEO atualizado periodicamente. Especialmente aquando do surgimento de temas virais.
Se estiver continuamente a realizar um bom SEO, será muito difícil para os seus concorrentes acompanharem.

5. Os seus concorrentes podem já estar a realizar SEO correto e a colher os seus benefícios

Tendo já alguma noção dos benefícios do SEO e como é extremamente valioso, é preciso ter atenção que alguns dos seus competidores podem já estar a bordo do comboio do SEO e a tomar partido dos seus benefícios.
Se está a arrancar da linha de partida, com algum atraso relativamente aos seus competidores, terá de praticar jogo da apanha, e precisa de ter a certeza de que está a otimizar o conteúdo do seu website com as palavras-chave corretas.
No início é melhor começar com palavras-chave que atraem tráfego modesto e escalar a montanha, que é as páginas de resultados da Google, a partir daí.

Concluindo…

Tendo em conta toda a informação acima mencionada, senão estiver ativamente a otimizar o seu website para funcionar bem com motores de busca, estará então a limitar a sua potencial performance.

A Creathing trata-se de uma agência digital e sendo a otimização SEO um dos serviços oferecidos, estamos disponíveis para ajudar com o sucesso do seu website.

Francisco
Francisco

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